Ministério da CulturaBrasil

Realize a sua pesquisa
dentro do Malho:

A Coleção na FCRB

A revista O malho integra o conjunto de periódicos organizado pelo bibliófilo Plínio Doyle, adquirido em 1988 pela Fundação Casa de Rui Barbosa com o apoio da Finep.

A coleção da Fundação Casa de Rui Barbosa, que totaliza 576 fascículos, se concentra no período de 1902 a 1911, e oferece também edições dos anos 1918, 1919, 1935 e 1952, como pode ser observado no Índice.

Todos os fascículos que a constituem foram restaurados, digitalizados e indexados segundo uma criteriosa seleção, que destacou capas, editoriais, charges, propagandas, etc.



Os periódicos de Plínio Doyle


Conjunto formado por 1.788 títulos de revistas e jornais literários dos séculos XIX e XX, alguns de extrema raridade, formado pelo seu criador ao longo de mais de 60 anos de persistente pesquisa.

Merecem destaque importantes títulos de revistas, por sua raridade: Bataclan, O Besouro, Colombo, Comédia Social, Dom Quixote, O Espelho, A Estação, O Futuro, Guanabara, Kaleidoscópio, Lanterna Mágica, Minerva Brasiliense, Murmúrios do Guayba, Nichteroy, O Novo Mundo, O Ostensor Brasileiro, O Polichinelo, Psit, Revista Ilustrada e Vida Moderna.

A Biblioteca editou um catálogo relacionando todos os periódicos, que também podem ser consultados na base de dados da Coleção de periódicos de Plínio Doyle.

Carlos Drummond de Andrade, amigo de Plínio Doyle, com o intuito de auxiliar os pesquisadores, selecionou 21 títulos desta coleção e elaborou índices em folhas datilografadas que estão digitalizadas e acessíveis para consulta.

Os títulos indexados são: Os Annaes, Ba-ta-clan, Besouro, Careta, A Cigarra (RJ), A Cigarra (SP), O Cruzeiro, D. Quixote, Fon-fon, O malho, Panoplia (SP), Para todos, Revista Acadêmica, Revista da Semana, Rosa Cruz, Rua do Ouvidor, Renascença, Selecta, Semana Ilustrada, Tagarela e A Vida Moderna.





Image

1905

Image

1905